O processo do Luto e da perda

O PROCESSO DO LUTO E DA PERDATodas as pessoas já sofreram ou irão sofrer com algum tipo de perda na sua vida, seja morte de ente querido, separação, perda de um emprego, mudança de cidade, entre outras. As pessoas precisam compreender que luto é um processo natural e é composto por 5 fases que são elas:

A negação: nessa fase a pessoa nega a existência do problema ou situação. Pode não acreditar na informação que está recebendo ou ainda buscar provas ou argumentos de que ela não é a realidade. A raiva: nessa fase a pessoa expressa raiva por aquilo que ocorre. Aparecem os sentimentos de revolta, ressentimento, e acha que os outros ou Deus, são os causadores de seu sofrimento, a pessoa vê situação como uma injustiça. A negociação: Nessa fase busca-se fazer algum tipo de acordo de maneira que as coisas possam voltar a ser como antes. Essa negociação geralmente é voltada para a religiosidade. A depressão: Nessa fase ocorre um sofrimento profundo, tristeza, culpa, desesperança e medo. É um momento de isolamento. A aceitação: Nessa fase percebe-se e vivencia-se uma aceitação do rumo das coisas. A pessoa se prontifica a enfrentar a situação com consciência das suas possibilidades e limitações.

As pessoas não passam por essas fases de maneira linear, ou seja, elas podem superar uma fase, mas depois retornar a ela e também não há um tempo exato, pois tem pessoas que podem passar meses ou anos para chegar à aceitação, e outras que em poucas horas ou dias fazem todo o processo. Falando metaforicamente, a morte é como uma ferida, que no inicio sangra, arde e dói de maneira quase insuportável, mas com o tempo ela vai se cicatrizando.

Se você está ou conhece alguém que esta passando por este processo, procure ajude de um psicólogo, pois a psicoterapia ajuda quem sofre essa perda a buscar dentro de si o que ainda dá sentido à sua vida, para reconstruí-la. Também se procura enfatizar que o sofrimento é único e cada pessoa manifesta sua dor de um jeito, e encontra suas próprias ferramentas para aliviar essa dor.