Ansiedade: Quando ela foge do seu controle, deve ser tratada

ansiA ansiedade é um sinal de alerta para o perigo e prepara o indivíduo para enfrentar ou fugir de riscos e ameaças, portanto a ansiedade é uma reação natural e necessária para a auto-preservação. Porém quando a ansiedade é disparada por uma avaliação errônea, as respostas ativadas são inadequadas à situação, portanto o alarme é falso. Desse modo, a pessoa que possui ansiedade faz esta distorção e antecipa uma ameaça mesmo quando não existe a probabilidade de acontecer.

Quando a pessoa está com crise, ela possui tanto sintomas físicos quanto emocionais como: a sudorese, taque cardíaco, falta de ar, tensão, angustia, impaciência,medo, inquietude, insônia, compulsão por se alimentar ou falta de apetite. E quanto mais nervosa a pessoa fica mais aumenta este sintomas, por isto a necessidade controlar estes sintomas, mas acima de tudo o importante é descobrir qual é a causa desta ansiedade, pois se trabalhamos somente com técnicas para diminuir os sintomas e não a “raiz”, em qualquer momento os sintomas pode retornar.

Normalmente o individuo ansioso é que aquele que acredita que há um ponto fraco pelo qual as pessoas podem lhe ferir ou atacar, ou seja, se preocupa muito com o julgamento dos outros e demonstra sentimentos de rejeição,  menos valia, pensamentos pessimistas e insegurança. Mas a causa da ansiedade também pode se devido a experiências negativas já vividas, preocupações do cotidiano, eventos novos entre outros fatores.

Por isto a importância de procurar um psicólogo para realizar o devido tratamento e em alguns casos é necessário o uso de medicamentos para controlar os sintomas.