Ciúme Patológico: quando procurar ajuda?

ciumeO ciúme é natural do ser humano e esta presente em todas as relações. Ele pode ser considerado normal ou patológico e o determinante para esta diferença é o grau de intensidade deste sentimento.

O ciúme patológico acontece quando o individuo passa a controlar todas as atividades do seu parceiro, chegando ao ponto de proibir contato social ou até mesmo familiar, algumas vezes passa manipular a vida profissional, ocasionando até prejuízo financeiro de seu parceiro. A pessoa ciumenta, deixa de viver sua vida em prol desta compulsão em descobrir “algo” que na maioria das vezes é irreal e além de tudo, ela sofre.

Mas o ciúme patológico é apenas um sintoma de algo muito mais complexo, pois ele pode ser causado por inúmeros motivos.Desde uma infidelidade de um antigo relacionamento, uma infidelidade por parte de um dos pais vivenciado na infância ou até mesmo a própria insegurança.  A pessoa insegura tem um sentimento de menos valia, baixa estima e um sentimento de rejeição. Estes sentimentos podem estar relacionados com o tipo de relação que tiveram na infância com seus pais e inconscientemente acaba projetando nos relacionamentos futuros.

Para a pessoa resolver este problema, ela precisa compreender a causa deste sentimento e precisa aprender a lidar para ter uma qualidade de vida melhor. Muitas vezes este processo acaba sendo difícil, mas buscando uma psicoterapia é possível a pessoa ultrapassar este obstáculo em sua vida e ter um relacionamento mais saudável.