Contos de fadas, a importância deles na vida das crianças

mo-conto-de-fadas (1)No momento atual, muitos pais desejam ver seus filhos passando horas e mais horas estudando acreditando que a maturidade de seus filhos dependa exclusivamente do ensinamento lógico, esquecendo de explorar os sentimentos como fundamental ingrediente para a formação do caráter.  Os contos de fadas ajudam a desempenhar este papel, pois eles são expressão simples de nosso mundo psicológico profundo. Os contos de fadas são capazes de envolver a atenção das crianças, despertando sentimentos e valores tão plenos quanto possa vir a ser prestigiado o intelecto.

As histórias tratam das experiências cotidianas e usam uma linguagem simples que permite que as crianças se identifiquem com os personagens, expressando seus sentimentos, angústias para que resolvam seus conflitos internos.Os contos mostram muitas questões que elas vivenciam, porém não consegue verbalizar, eles dão forma a desejos da própria criança, aguçando a imaginação e favorecendo para o seu processo de simbolização.

E porque as crianças gostam de ouvir a mesma historia inúmeras vezes? A criança reconta várias vezes à mesma história, brinca e a dramatiza, pois ela aprende através da repetição, e utiliza o simbolismo das histórias para expressar as suas angústias. A criança também sempre terá uma história ou um personagem preferido, pois estará diretamente ligado ao conflito que ela esteja passando. Neste mesmo sentindo, toda história tem um final feliz porque se refere a uma realidade interior pela qual a criança conseguirá superar seus conflitos e se tornar independente.

Portanto, pais reservem um tempo para este mundo tão fascinante e oportuno. Os contos ajudam nos conflitos internos, desperta o senso de valores e é um momento da família se reunir. Segue algumas sugestões de contos para ler para as crianças: Chapeuzinho Vermelho, Cinderela, Patinho Feio, João e Maria, Branca de Neve .  Há também  outros bem interessantes da série dos Irmãos Grimm: o ganso de ouro, os setes corvos, O príncipe Rã, os músicos de Bremen entre outros.