Quem já não sentiu timidez ou insegurança ao falar em público, ao iniciar uma conversa com alguém, ao chegar sozinho em numa festa onde se conhece poucas pessoas? Com certeza, a maioria de nós em determinadas situações já sentiu estas emoções, mas a questão é: quando isto é considerado normal e quando passa a ser algo patológico? Qual é a diferença entre timidez e fobia social?
Timidez é um processo psicológico inibidor de ações em um indivíduo, os tímidos ficam retraídos quando se deparam com situações novas, é um padrão de comportamento em que a pessoa se expressa com dificuldade. Quando essa timidez é persistente, intensa e excessiva e prejudica vários aspectos funcionais do indivíduo, podemos chamá-la de timidez patológica, fobia social, ou ainda transtorno de ansiedade social. Na verdade a diferença entre timidez e fobia social esta na intensidade dos sentimentos. A pessoa tímida sente dificuldade para realizar uma tarefa e não impossibilidade, já na fobia social a pessoa se sente realmente impossibilitada de realizar uma tarefa.
As pessoas com fobia social acreditam que são inferiores, tem sentimento de menos-valia, que podem ser agredidas ou envergonhadas no contato com os outros. Também há uma extrema preocupação com seu desempenho e sua conduta, ou seja, tem medo de cometer erros, como se errar não fizesse parte da nossa aprendizagem. O que desencadeia uma fobia pode ser uma experiência traumática, ou até mesmo uma exposição continua a situações de tensões em determinado local, ou simplesmente a pessoa ter uma estrutura ansiosa e inconscientemente.
Por isto é muito importante ficar atento a estes sintomas, e buscar ajuda de um profissional para entender a causa desta fobia e novas estratégias para o enfrentamento desta dificuldade e obter uma melhor qualidade de vida.