Limites: A arte de educar!

LIMITES: A ARTE DE EDUCAR.Educar é uma arte que se constrói diariamente e precisa de dois pilares em equilíbrio, o amor e o limite. Pois se os pais dão apenas amor, tornam-se pais muito permissíveis e conseqüentemente não preparam seus filhos para encarar o mundo, já se os pais são muitos rígidos e autoritários, seus filhos podem futuramente ter dificuldade na construção de vinculo e afeto.
Limites são fundamentais para a estruturação da personalidade e a ausência dele na educação de crianças pode trazer sérios problemas ao relacionamento pais e filhos, além de produzir adolescentes e adultos com falhas em seu desenvolvimento pessoal e social, entre eles, a ausência de resistência à frustração e a infelicidade pessoal; o favorecimento do envolvimento com drogas e outros comportamentos infratores como a delinqüência juvenil ou, até mesmo, o desenvolvimento de ‘psicopatias.
Os limites devem ser claros e os pais devem-se mostrar firmes e persistentes na coerência e na cobrança dos limites definidos. Nesse sentido, percebe-se que uma das causas da dificuldade de colocar limites para os filhos reside no medo da repetição do autoritarismo à que foram submetidos os pais na sua infância, ou na desculpa em não ter tempo para ficar com eles, devido ao trabalho, porém é importante salientar que para dar limite não é necessário ser autoritário e que quantidade não significa qualidade. Por isto da importância de um dialogo com seu filho, expondo o que você espera dele e os comportamentos que ele deve evitar. É importante dizer que caso ele faça um comportamento que não é esperado terá consequências restritivas ao descumprimento de limites e conseqüências positivas devem se seguir ao cumprimento dos limites. Mas além de tudo isto, é necessário que os pais estejam flexíveis à negociação e disponível para escutar seu filho, percebendo as emoções e os sentimentos que ele sente, o que são essenciais para que o vínculo se torne mais positivo.
Algumas destas orientações parecem ser fáceis e óbvias, mas o fato é que adultos em geral tem uma grande dificuldade em implementar. Alguns tentam uma vez e não se concedem o direito de errar, desistindo em seguida. Mas o estabelecimento e o cumprimento de limites é uma aprendizagem para pais e filhos que vale a pena se permitir. Em caso de necessidade, vale a orientação de sempre: Procure um profissional especializado para ajudá-lo!

Por: Psicóloga Franciele Martins de Souza.

Fontes:
CrisPoli. Pais responsáveis educam juntos. MC. 2011.